quarta-feira, 11 de março de 2009

Cabelo crespo

CURLY GLAM


Você sabia que mais da metade da população brasileira tem cabelos enrolados ou crespos? Mas, mesmo assim, assumir e cuidar dos cachos não é tão simples assim. O crespo é naturalmente mais seco e opaco do que os demais tipos. O que influencia nessa aparência é a oleosidade natural do couro cabeludo que não atinge as pontas e o comprimento.
Para aprender a lidar com ele, é importante ficar atenta á algumas dicas e o Xampu com X te dá agora:

Hidratação
A única maneira de compensar a falta de lubrificação das pontas e de proteção natural é investir em cosméticos capilares potentes e sob medida. Na lista de melhores ativos entram aqueles essenciais para repor a maciez e a hidratação externa dos fios, entre eles aloe vera, pantenol e algas marinhas. A lanolina é outro ingrediente eficaz, já que traz em sua composição ácidos graxos. Vale dizer que essas substâncias gordurosas penetram na cutícula capilar e ajudam a restaurá-la. As manteigas também fazem a sua parte, agindo como emolientes e unindo pontas duplas. Já silicone, colágeno e elastina combatem as agressões externas (água do mar, sol, piscina e poluição), que prejudicam ainda mais os crespos.

Frizz
É resultado direto de um cabelo ressecado. Sem os devidos cuidados, o uso do secador e da chapinha sem a produtos que protegem o cabelo do calor destas ferramentas pode agravar o quadro. Banho muito quente e até dias secos também afetam a aparência das madeixas. Neste quesito, produtos com álcool ou pH alcalino devem ser evitados, como por exemplo os de limpeza profunda e antirresíduos. As melhores escolhas: oligoelementos, manteigas de cupuaçu, macadâmia, extrato de girassol e de pêssego, que são umectantes. Derivados de silicone e vitaminas A, C e E ajudam a selar a cutícula. Pomadas e ceras antifrizz dão toque final ao look. A dica é desembaraçar o cabelo com os dedos durante a aplicação do condicionador, importante para evitar quebras e perda de forma.

Falta de brilho
Para ser luminoso, o crespo pede atenção redobrada. A solução está nos doadores de brilho com silicone, que encapam os fios e formam uma película refletora, e nos produtos hidratantes, com manteigas e ativos emolientes, que dão aspecto saudável.

Big Volume
Investir em produtos que ofereçem maior eficácia para domar a cabeleira e controlar seu volume é uma ótima alternativa. É preciso reunir os ingredientes umectantes (glicerina, lanolina, manteigas, aloe vera e pantenol), os hidratantes (óleos vegetais e extratos) e os fortalecedores (queratina, ceramidas e aminoácidos). Para proteção total, cosméticos à base de silicone, que evitam o ressecamento e a agressão de agentes externos, formam uma película protetora. Porém muitas vezes um corte certo pode ajudar e muito na hora de controlar o volume do cabelo!


Vale lembrar que, em excesso, estes produtos não tem sua ação potencializada - ou seja, não hidratam mais do que na quantidade certa - e ainda deixam os cabelos com aparência pesada e gordurosa. Para cabelos bonitos, saudáveis e com cachos definidos, é fundamental usar produtos hidratantes na dose certa, sem exageros.



Nenhum comentário: